Fonte IMPRENSA LIVRE



Nas rodovias que dão acesso à região, aumento chega a quase 7%; para fazer a travessia, aumento é de 6,37%

Thereza Felipelli



As tarifas de pedágio sobem em média 5,29% a partir de hoje nas rodovias estaduais paulistas concedidas à iniciativa privada. Na Ecopistas, que administra a Airton Senna e a Carvalho Pinto, corredores que dão acesso ao Litoral Norte, o reajuste é de 6,97%.

A travessia da balsa também fica mais cara, mas só a partir de amanhã, segundo a Dersa – Desenvolvimento Rodoviário S/A, que informou que os novos valores são de R$ 15 em dias úteis e R$ 22,50 nos finais de semana e feriados para automóveis. Motociclistas passarão a pagar R$ 7,50 de segunda a sexta-feira e R$ 11,30 nos demais dias. O serviço de hora marcada também sofreu aumento, passando para R$ 51,70 (ida) e R$ 36,70 (volta) em dias úteis e R$ 77,60 (ida) e R$ 55 (volta) aos sábados, domingos e feriados.

Na travessia, o reajuste é de 6,37% e, de acordo com a Dersa, esse é o primeiro praticado em dois anos, que leva em consideração apenas a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses, de junho de 2013 a maio de 2014. Toda a receita será destinada a cobrir os custos operacionais dos serviços. As bicicletas, bem como, seus respectivos condutores, continuam com isenção de qualquer pagamento nas Travessias feitas por balsa.

Rodovias - Já com relação às rodovias, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o reajuste das tarifas ficou abaixo da inflação acumulada dos últimos 24 meses, de 13,29%, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A). Na prática, quando o usuário passar por uma cabine de pedágio, o reajuste vai variar entre zero e 8,57%, conforme os índices publicados para cada concessionária.

Nos pedágios da rodovia Ayrton Senna, no que fica localizado em Itaquaquecetuba o preço aumentará de R$ 2,70 para R$ 2,90; já o que fica em Guararema vai de 2,60 para R$ 2,70. Na Governador Carvalho Pinto, o pedágio que fica em São José dos Campos vai de R$ 2,50 para R$ 2,70, e no que fica em Caçapava a variação será de R$ 2,00 para R$ 2,10

Com o reajuste definido em índice abaixo da inflação, a tarifa no Sistema Anchieta-Imigrantes, por exemplo, congelada desde 2012 em R$ 21,20, passará a R$ 22. Pela inflação do período chegaria a R$ 24,20, 10% acima do novo valor.

O pedágio é o principal recurso para manter as rodovias concedidas. Somente a operação e conservação da malha rodoviária paulista sob concessão custa, em média, R$ 190,7 milhões por mês. Em obras de ampliação da malha rodoviária paulista foram investidos R$ 9 bilhões desde janeiro de 2011, verbas essas provenientes das tarifas de pedágio.

Novidades - Desde 2012, o Governo paulista vem adotando uma série de medidas para facilitar e reduzir custos para quem usa as rodovias estaduais. Em abril de 2012, foi implantado o Sistema Ponto a Ponto, que possibilita a cobrança de pedágio por trecho percorrido. Inicialmente em operação em três trechos rodoviários na região de Campinas, o Ponto a Ponto já viabiliza redução de até 80% com os custos de pedágio para viagens de curta distância. O Sistema, que torna a cobrança mais justa, deve expandir para outras rodovias estaduais.

Outra medida foi a abertura de mercado para novos operadores do serviço de pedagiamento eletrônico. Com a entrada de três concorrentes nas rodovias paulistas - AutoExpresso (DBTRans), ConectCar e Move Mais -, o Sem Parar eliminou a taxa de adesão de seus planos e reduziu as mensalidades. As empresas também criaram novas modalidades de pagamento como pré-pago, facilitando ainda mais a rotina dos motoristas. Além de tornar a viagem mais segura , o usuário ganha tempo e diminui a emissão de gases poluentes ao não precisar aguardar nas filas nas cabines de cobrança.



Novos valores para travessia da balsa:



Dias úteis Demais dias

Automóveis R$ 15 R$ 22,50

Motocicletas R$ 7,50 R$ 11,30

Hora Marcada R$ 51,70 (ida) R$ 36,70 (volta)

R$ 77,60 (ida) R$ 55 (volta)































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