Exposição “Portinari, Arte e Meio Ambiente” é aberta em São Sebastião e segue até o dia 16




Divulgação/PMSS

Abertura segue até o dia 16 de julho na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião

A exposição “Portinari, Arte e Meio Ambiente” foi aberta oficialmente em São Sebastião na tarde de segunda-feira (7). Dezenas de pessoas conferiram de perto o primeiro dia da mostra, que trouxe a cidade réplicas de obras do consagrado artista Cândido Portinari.

As 22 telas estarão à disposição do público até o dia 16 de julho, na sede da secretaria de cultura e turismo (Sectur), das 9 às 20h. A entrada é franca.

A exposição está sendo realizada a partir de uma parceria do Projeto Portinari com a prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de educação, cultura e turismo.

Professores e gestores da rede municipal de ensino estão recebendo formação sobre a temática em oficinas oferecidas pelo programa. A primeira delas já aconteceu na tarde de segunda-feira, antes da abertura da mostra, no Teatro Municipal. Isso permitiu que professores e gestores visitassem a mostra com ainda mais particularidade sobre o tema.

A coordenadora do núcleo de arte educação e inclusão social do Projeto Portinari, Suely Avellar, apresentou ao público presentes informações sobre o trabalho do artista, sobre a exposição e as obras apresentadas, além de detalhes de como isso poderá ser disseminado em sala de aula. Ela ainda mostrou os kits pedagógicos, que beneficiarão 25 unidades escolares da rede municipal, que atendem mais de 10 mil alunos.

Esses kits são entregues no “bauzinho do pintor”, que contém 22 pranchas com reproduções dos quadros de Candido Portinari da exposição “Portinari, Arte e Meio Ambiente”, além de caderno do professor com propostas de atividades, um livreto de cordel de João Batista Melo, e o livro “Plantando uma amizade”, de Rubans Matuck.

“É muito bom estar em São Sebastião e poder trazer aos professores, alunos e à população em geral um pouco do trabalho desse grande artista que foi Portinari. Nosso maior objetivo é tornar essa grandiosidade acessível”, destacou.

A secretária da educação, Angela Couto, também destacou a importância do projeto para a rede municipal de ensino, pois é um meio de agregar conhecimentos aos alunos e professores sobre o trabalho de Portinari. “Portinari foi muito reconhecido no exterior pelo trabalho incrível que realizou. Nós precisamos mostrar e valorizar isso aqui também e sala de aula é um ambiente muito propício para levar essa arte e o que ela representa socialmente, por isso estamos muito felizes pelo projeto passar por São Sebastião”, completou.

O projeto

O projeto Portinari – Arte Itinerante propõe uma exposição de réplicas e oficinas de arte para crianças e jovens a partir da obra de Candido Portinari, o pintor que retratou o Brasil com uma visão que combinava amor, admiração e crítica social.

Com várias atividades voltadas para a comunidade em geral, alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino, o programa é patrocinado pela Queiroz Galvão Exploração e Produção, e chega à cidade com o apoio da Prefeitura.

A ideia é promover uma ação de lazer e cultura, voltada para a valorização da identidade e da cidadania nacionais.

A obra de Candido Portinari é como uma grande carta escrita ao povo brasileiro ao longo de uma vida de gênio, amor e dedicação ao ofício, e, como ele próprio declarou, deveria “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento da dignidade humana, o da fraternidade e do espírito comunitário”.

Hoje, seus trabalhos são muito mais do que admirados em museus e galerias de todo o mundo, mas cumprem com o firme propósito de ser um instrumento para a mobilização social, assim como para a identificação dos valores de brasilidade, atuando como um difusor da obra de Portinari e, sobretudo, como um dinamizador de suas crenças e o papel social da arte.

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários