Exposição “Portinari, Arte e Meio Ambiente” será aberta hoje à tarde na Sectur



Divulgação

Exposição será aberta esta tarde na Sectur

O projeto “Portinari, Arte e Meio Ambiente” será aberto às 16h30 de hoje (7), na Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).

Com várias atividades voltadas para a comunidade em geral, alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino, o programa é patrocinado pela Queiroz Galvão Exploração e Produção, e chega à cidade com o apoio da Prefeitura.

A mostra traz a público 22 réplicas de obras do consagrado artista Candido Portinari, por meio de uma parceria entre a Secretarias da Educação (Seduc), e Cultura e Turismo (Sectur) do município e ficará à disposição do público até 16 de julho, diariamente das 9 às 20h, com entrada gratuita.

Além da exposição o programa oferecerá a todos os professores e gestores da rede municipal de ensino, oficinas de formação. Serão beneficiados docentes do ensino infantil ao 9º ano do fundamental, além da APAE. Já os alunos que estudam em 25 escolas municipais nos ensinos fundamental 1 e 2, terão à disposição kits pedagógicos.

Esses kits são entregues no “bauzinho do pintor”, que contém 22 pranchas com reproduções dos quadros de Candido Portinari da exposição “Portinari, Arte e Meio Ambiente”, além de caderno do professor com propostas de atividades, um livreto de cordel de João Batista Melo, e o livro “Plantando uma amizade”, de Rubans Matuck.

Também integra o kit sementes de ipês, uma árvore comum no Brasil, para que professores façam o plantio com os alunos e suscitem o sentimento de proteção do meio ambiente em todos os envolvidos.

O projeto

O projeto Portinari – Arte Itinerante propõe uma exposição de réplicas e oficinas de arte para crianças e jovens a partir da obra de Candido Portinari, o pintor que retratou o Brasil com uma visão que combinava amor, admiração e crítica social.

A ideia é promover uma ação de lazer e cultura, voltada para a valorização da identidade e da cidadania nacionais.

A obra de Candido Portinari é como uma grande carta escrita ao povo brasileiro ao longo de uma vida de gênio, amor e dedicação ao ofício, e, como ele próprio declarou, deveria “suscitar em cada homem ou mulher o sentimento da dignidade humana, o da fraternidade e do espírito comunitário”.

Hoje, seus trabalhos são muito mais do que admirados em museus e galerias de todo o mundo, mas cumprem com o firme propósito de ser um instrumento para a mobilização social, assim como para a identificação dos valores de brasilidade, atuando como um difusor da obra de Portinari e, sobretudo, como um dinamizador de suas crenças e o papel social da arte.

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários