Estreia hoje à tarde no Teatro Municipal o espetáculo Cartas, com o Circo Navegador







Divulgação
A
Peça envolve, entre outras coisas, algumas habilidades circenses como o trapézio, malabarismo e acrobacias

Ganhador do Prêmio ProAC, o novo espetáculo do grupo será reapresentado nos próximos dias 23 e 25

O Circo Navegador estreia o novo espetáculo “Cartas”, na tarde de hoje (22), no Teatro Municipal. Ganhador do Prêmio ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria Estadual de Cultura. O evento terá início às 15h e será reprisado às 20h.

Outras duas datas também estão agendadas. Isto é, nesta quarta-feira (23), com sessões às 10h e 20h e na sexta (25), às 15h e 20h, com classificação livre e ingressos a R$ 20, 00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Vincent Van Gogh

O “Cartas” é um espetáculo de circo-teatro que apresenta as inquietações dos artistas por meio de cartas, gestos, habilidades circenses e coreográficas com o uso de acrobacia em dupla, malabarismo, trapézio, tecido, lira e dança. O espetáculo evidencia o processo de criação artístico, as alegrias, angústias, inspirações, a capacidade de vivenciar as próprias emoções e oferecê-las para o mundo em forma de arte.

Dirigido por Roberto Rosa, traz à cena a corporeidade das habilidades circenses como o elemento fundamental na construção dramatúrgica. Elaborada a partir de ações físicas e colocada em cena por meio de performances acrobáticas, a dramaturgia revela o resultado do contato dos artistas-criadores do Circo Navegador com a vida e a obra de Vincent Van Gogh.

Contrapondo-se aos espetáculos biográficos, o espetáculo expõe o inevitável debate do artista consigo mesmo, fazendo uso de diversas paletas que misturam a apreciação das telas de Van Gogh e os treinamentos de técnicas circenses aos tons pessoais extraídos dos momentos de dúvida, angústia e prazer vivenciados durante os processos de criação.

O Circo

De acordo com o grupo, “a mágica do espetáculo circense se dá em um campo invisível, que não é o dos agentes, artista e público”. Conforme explicações, trata-se de um produto que vai além do espetáculo, além do resultado da intenção e da percepção. “É a poética que estimula as sensações e preocupa-se com o impossível e o intangível, capazes de fazer florescer camadas mais sutis no ser humano”.

Luciano Draetta, autor do espetáculo, destacou que o estimulo das sensações do espectador se dá à medida em que o corpo do artista desafia as leis naturais, como a da gravidade, realizando “o improvável e atribuindo a performance, a espetacularidade que amplia e justifica o interesse do público”.

Premiação

Pela quinta vez o Circo Navegador foi reconhecido pelo Prêmio ProAC. Em 2007, o grupo foi premiado na categoria circo e em 2010 e 2013 em festivais. Já na edição 2012 recebeu pela primeira vez o prêmio do edital de montagem de espetáculos para municípios com menos de 500 mil habitantes. O resultado desses prêmios tem sido tão positivos que em 2013 foi novamente contemplado para a montagem do espetáculo “Cartas” que reunirá pesquisa de circo, teatro e dramaturgia para mais um desafio. “O ProAC visa incentivar, por meio de apoio financeiro, propostas voltadas às diferentes formas de arte. Além disso, a ação promove o acesso da população às produções culturais”, explicou Draetta.

O espetáculo já é um grande sucesso, além das 10 apresentações no Litoral Norte, foi convidado para compor a programação do Festival Plataforma ProAC, que reúne os principais trabalhos artísticos do ano, no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista.

Circo Navegador

O Circo Navegador se dedica desde 1997 à pesquisa de linguagens, criação e produção de espetáculos de circo e teatro.

Em 2009, na turnê internacional pela América do Sul, foi premiado no Festival Ibero-Americano de Teatro de Mar Del Plata e realizou apresentações no Chile e na Argentina.

Foi reconhecido pelos prêmios: Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo (2004); Funarte Carequinha de Estimulo ao Circo (2005 e 2007); ProAC - Montagem de Espetáculo Circense (2007); Funarte de Ocupação do Teatro Eugênio Kusnet (2010); ProAC - Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Artes (2010 e 2013); ProAC - Montagem de Espetáculo de Teatro (2012 e 2013) e Funarte Artes na Rua (2013). O grupo também contou com o patrocínio Petrobras em 2007, 2010 e 2013.

Serviço: As escolas interessadas em levar grupos para assistir ao espetáculo devem fazer o agendamento prévio pelo e-mail produção@circonavegador.com.br

(RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários