Candidatos são alvos de cobrança em reunião do Codivap







Em reunião realizada em Ubatuba, prefeitos decidiram responsabilizar candidatos a se comprometerem a manter as decisões tomadas pelo conselho
Patrícia Rosseto


Os integrantes do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira (Codivap) decidiram ontem, responsabilizar, através de documentações, os candidatos às eleições que deverão se comprometer a manter as decisões tomadas pela entidade.
O assunto foi discutido durante a realização da 6ª Reunião Ordinária que ocorreu na cidade de Ubatuba e contou com a presença de 17 prefeitos e representantes das 44 cidades que formam o Codivap, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, dos deputados estaduais Hélio Nishimoto (PSDB) e Padre José Afonso Lobato (PV) e do deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B).
Ainda durante o encontro, foi debatida a crise hídrica vivenciada no Estado de São Paulo, Presente e Futuro, Cidades Resilientes, Panorama Atual do Turismo da Região Valeparaibana e aproveitamento das águas da Bacia do Rio Paraíba. Essa etapa contou com a mediação do vice-presidente do Comitê de Bacias do Paraíba do Sul, Luiz Roberto Barretti. O destaque e diferencial da reunião foi a presença do secretário estadual de turismo, Maurício Juvenal, que recém assumiu a pasta e falou a respeito dos embates turísticos regionais. Ele acredita que para garantir o sucesso dos planos de turismo de cada um dos municípios é necessário que haja a união entre as cidades e a criação de um conselho municipal de turismo .
“A regionalização é um salto a frente em termos turísticos. Uma cidade pode ligar a outra através de suas capacidades, qualificações e peculiaridades, explorando seus potenciais”, afirmou.
Para ele também é necessário que haja a criação de leis a serem aplicadas em cada cidade turística do Estado. “O Estado de São Paulo não tinha inventários jurídicos para um levantamento adequado da situação turística”, declarou.
Na avaliação do secretário, é importante a descentralização de investimentos turísticos em eventos, que atinjam apenas a própria cidade ou, no máximo, os municípios vizinhos. “84% da renda para o turismo têm sido usada para festas locais. É importante seguir o calendário sazonal da cidade, porém, é essencial desenvolver uma política de turismo mais abrangente. O turismo integrado entre cidades torna a proposta mais efetiva”, declarou.
Ele aponta que o investimento do Estado em turismo através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade 2015) será em torno de R$ 350 milhões, o que seria cerca de R$ 250 mil para cada cidade. Juvenal acredita que o Brasil já perdeu muito tempo de evolução por não regionalizar as demandas. “A evolução precisa estar baseada nas questões locais. Nossa lógica (da secretaria) é agrupar opiniões para nortear as próximas atitudes”, definiu.
Para o secretário, assim como o Codivap, os investimentos de turismo devem ser definitivos, em atrativos permanentes e também principalmente na solução de problemas de infraestrutura, saneamento básico, meio ambiente, vias de acesso, entre outros.
A mesa sobre o Panorama Atual do Turismo da Região Valeparaibana entregou ao secretário uma carta elaborada na reunião anterior do Codivap, em Taubaté, com três solicitações para os municípios. Entre elas, está a possibilidade de acessibilidade dos representantes municipais de turismo ao secretário estadual para discussão de ações, um investimento da sinalização de estradas e rodovias e a confecção de uma revista que dê duas páginas para cada uma das 44 cidades do Codivap, para a divulgação de seus bens naturais, patrimoniais, culturais e históricos para a divulgação turística, em locais como aeroportos. Outra solicitação, dessa vez de Ubatuba, foi a utilização para divulgações turísticas de 30% da verba do Dade, como autorizado na época da Copa do Mundo.
Hugo Gallo, proprietário do Aquário e presidente do Convention & Visitors Bureau de Ubatuba, comentou a importância do encontro para o município e a regionalização do turismo.
“Esse tipo de encontro traz para Ubatuba pessoas importantes e chama atenção para o nosso município. Precisamos colocar na pauta a regionalização do turismo e fazer de todo o Vale do Paraíba um grande destino turístico”, opina Gallo.
Prefeito de Ilhabela e presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), Toninho Colucci afirma que o evento é fundamental para a troca de conhecimento e para a interação entre os municípios. “Foi muito importante essa reunião ter acontecido aqui, em uma cidade do Litoral Norte”, comemora Toninho.


Oportunidade


O prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato (PT), acredita que a reunião na cidade foi uma oportunidade para divulgação do município para os chefes do Executivo das cidades participantes. “Para nós é um orgulho poder mostrar o que podemos oferecer”, declarou. De acordo com ele, em torno da tônica da reunião, que foram os recursos hídricos, Ubatuba não tem reservatório e é uma questão de tempo, de acordo com as previsões climáticas, que haja a falta de água. “Por isso a necessidade de se pensar e desenvolver soluções”, afirmou.






Foto: PMU

Comentários