Campanha “Bombeiro, Sangue Bom”


Campanha “Bombeiro, Sangue Bom” terá mais uma ação nesta quarta-feira
Luciano Vieira | PMSS

Doadores participam da primeira ação no Corpo de Bombeiros

Esta quarta-feira (23), será dia de, mais uma vez, promover a solidariedade ao participar de mais uma ação da Campanha “Bombeiro, Sangue Bom”. A iniciativa acontecerá no Tebar Praia Clube, localizado na região central, entre 10h e 12h.

A ação é fruto da união entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura no propósito de atender as necessidades do banco de sangue de Taubaté, responsável por abastecer as quatro cidades do Litoral Norte.

A primeira coleta foi registrada no início do mês, mais precisamente no dia 3, quando compareceram à Corporação 49 pessoas. Desse grupo, 35 puderam fazer a doação propriamente dito.

Tradicional, a Campanha foi criada no Estado há mais de 10 anos para celebrar o Dia do Bombeiro Brasileiro comemorado, oficialmente, em 2 de julho.

Vale lembrar que para participar é necessário atender a algumas condições básicas exigidas, entre elas, ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e ter dormido bem na noite anterior à doação. Não há necessidade de estar em jejum, basta apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos antes de doar.

Autorização

Outro aspecto relevante diz respeito aos menores de idade, que devem ter o consentimento formal do responsável e comparecer à coleta acompanhados pelo mesmo e este, munido de documento oficial com foto. Outro esclarecimento refere-se aos doadores de primeira viagem; para estes, a idade máxima é de 60 anos.

Além disso, todos, sem exceção, devem apresentar no ato da doação um documento oficial com foto, podendo ser RG, Carteira de Trabalho ou de Habilitação.

Após a doação, o voluntário deve ingerir bastante líquido e evitar atividades de esforço físico, conduzir veículos de grande porte, operar maquinário de alto risco, subir e descer escadas.

Entrevistas

Antes de proceder com a doação, o doador passa por um crivo de perguntas a fim de detectar certos empecilhos. Isto é, alguma doença transmissível pelo sangue, tatuagem e/ou piercing feitas há pelo menos um ano e uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Outros critérios, mais específicos, são igualmente avaliados, porém de forma individual, no momento da entrevista com um profissional de saúde do Hemonúcleo.

(RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários