Bandeirante poda Chapéu de Sol energizado no Jaraguá



Pedro Monte-Mór | PMSS

Galhos do Chapéu de Sol ofereciam riscos de choque elétrico aos moradores

Ação foi acompanhada pela moradora e por uma equipe da Regional Costa Norte

A Bandeirante de Energia, através de sua terceirizada, a empresa LIG, realizou um serviço comum para o seu dia-a-dia e diferente para os consumidores. A poda de um Chapéu de Sol energizado por estar encostado nas linhas da alta tensão.

O serviço foi realizado numa rua próxima às casas populares do Jaraguá, na Costa Norte, a pedido da consumidora Ana Maria Freitas, moradora da residência onde se encontra a árvore.

Segundo membros da LIG e Bandeirante, os galhos do Chapéu de Sol encostavam nos fios de alta tensão, com voltagem de 13 mil volts, provocando choque naqueles que lhe encostavam devido sua umidade.

Os funcionários da terceirizada usaram um caminhão com cesta e cortaram os galhos utilizando moto-serra e uma proteção especial nos cabos de 13 mil volts, evitando assim um choque na viatura e o consequente estouro dos pneus do veículo.

De acordo com a equipe, nos postes de luz existem três estágios ou partes: a primeira com 13 mil volts, a segunda com 380 volts depois de passar pelo transformador e a terceira onde ficam a fiação de TV a cabo, internet e telefonia.

O serviço, acompanhado de perto pela moradora e por uma equipe da Regional Costa Norte, durou cerca de três horas, com início por volta das 8h. Segundo Ana Maria, além do Chapéu de Sol há ainda em sua residência um coqueiro, igualmente cortado. “Solicitei a poda devido à sujeira causada, aos constantes choques e também às quebras das telhas dos imóveis vizinhos”, comentou. “Eu limpava sozinha tanto a frente da minha casa como dos vizinhos; precisava resolver esta questão e o trabalho foi muito bem feito”, concluiu.

(PM/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários