Nova sede do Verdescola será entregue à comunidade nesta quinta-feira




Divulgação

Nova sede do Instituto Verdescola será inaugurada para a comunidade nesta quinta-feira

O Verdescola inaugura para a comunidade, nesta quinta-feira (24), a sede do instituto na Vila Sahy, Costa Sul da cidade. O novo prédio é amplo e foi projetado para oferecer uma estrutura propícia ao desenvolvimento de diversas ações. A inauguração está prevista para as 14h.

O espaço conta com salas de aula, de dança, informática e salas para cursos de geração de renda. Além disso, há uma sala ambiente pra música, cozinha experimental para as aulas de gastronomia, biblioteca, quadra, entre outros.

A primeira filial do projeto em São Sebastião surgiu em 2008, mas o Verdescola já atuava no município anteriormente. O trabalho sempre foi desenvolvido junto às comunidades locais da Vila Baiana, Vila Mosquito, Sahy, Vila Paraíso e Baleia Verde. Em média, 350 pessoas são beneficiadas pelas ações, entre crianças, jovens e demais membros da comunidade.

A finalidade do instituto é promover a educação, o desenvolvimento humano e comunitário por meio de ações socioeducativas e socioambientais, com atividades de valores humanos, artes, informática, leitura e interpretação, lógica, música, capoeira, entre outras. Também é oferecida a capacitação das mães em oficinas para geração de renda complementar.

A construção do prédio que abrigará o instituto a partir de agora ocorreu por meio de uma parceria com a prefeitura de São Sebastião, que cedeu essa área. O funcionamento se dará por meio de um termo de cooperação mútua entre prefeitura e a entidade.

De acordo com a secretária de educação Angela Couto, um diferencial é que o Verdescola passou a ter vínculo pedagógico de orientação com a Secretaria Municipal da Educação.

Com isso, o trabalho acontece de forma alinhada com a proposta pedagógica da rede municipal de ensino, de forma contribuir em três segmentos importantes: qualidade da alfabetização, qualificação de mão de obra e geração de renda.

“O Verdescola é um projeto que vem ao encontro dos anseios dessa comunidade e atua a partir das dificuldades identificadas pela gestão pública. As atividades complementam o que é trabalho nas escolas regulares, o que permite resultados ainda mais positivos”, comentou Angela.

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários