Mãe de alunas cobra retomada de obras em quadra de escola em Juquehy



Fonte Imprensa Livre

Prefeitura culpa Petrobras por paralisação de obras no município

Cris Lopes



A falta de um local apropriado para a prática das aulas de educação física na Escola Municipal Nair Ribeiro de Lima tem preocupado pais e mães de alunos, como a moradora do bairro, Simone de Carvalho, que tem duas filhas, de 6 e 9 anos, matriculadas na escola. Ela se diz preocupada com a situação e relata que em 2012 foi iniciada a obra de construção da quadra, mas que até o momento ela não foi entregue. “As crianças têm aulas no pátio da escola e até na rua, já que é tranquila e não tem muito fluxo de carro”, afirma.

Ainda de acordo com Simone, ela entrou em contato com a Secretaria de Obras da Prefeitura de São Sebastião e foi informada que a construção seria retomada em 10 dias. “Esse prazo terminou na última terça-feira, dia 1º. Realmente apareceram algumas pessoas por lá, mas foi só naquele dia”, atesta.

Em contato com a Prefeitura de São Sebastião, a assessoria de imprensa do Executivo informou que, após novo planejamento, a obra da quadra, que tem investimento de cerca de R$ 1 milhão, foi retomada há pouco mais de uma semana. No entanto, a reportagem esteve no local por volta das 15h30 de ontem e não percebeu qualquer movimentação de funcionários.



A prefeitura sebastianense também argumentou que a paralisação de obras ocorre por conta de uma queda da arrecadação municipal, provocada pelo não pagamento de tributos e também à queda no valor do repasse dos royalties do petróleo, que afetam o tesouro municipal. “A decisão da Petrobras em não declarar o valor adicionado do ICMS, além do IPTU, que há dois anos a empresa não paga e vem depositando em juízo, o valor que já chega à casa dos R$ 24 milhões, além na queda dos royalties, tem prejudicado diretamente o andamento das obras que são realizadas, única e exclusivamente com verba do tesouro municipal”.

A administração municipal cita também o Hospital de Boiçucanga, na Costa Sul. “Apesar da obra já estar com 52% de execução, também sofreu com o não pagamento dos impostos por parte da Estatal”, alega a prefeitura.

Ainda de acordo com o Executivo, um novo planejamento da obra da quadra ganhou um novo planejamento e teve início na última terça-feira, dia 1º. A obra é aguardada para o mês de julho deste ano.



Foto: Jorge Mesquita/ IL

















































Comentários