Limpeza para eliminar criadouros do mosquito da dengue será realizada em Boiçucanga



Milton Fagundes | PMSS

Casa da Dengue, de onde saem as orientações gerais de combate ao Aedes, fica no Centro da cidade

A Prefeitura iniciará nesta quarta-feira (2), uma ação de limpeza em Boiçucanga, na Costa Sul, com a finalidade de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.

O trabalho será desenvolvido, em uma parceira das Secretarias de Saúde (Sesau) e das Administrações Regionais (Seadre), nos imóveis e ruas do bairro.

A operação envolverá 36 agentes da Vigilância Epidemiológica e 15 servidores lotados na Regional Boiçucanga e Ecopav - empresa responsável pela coleta de lixo e limpeza no município.

O diretor da Seadre, Giovani dos Santos, o Pixoxó, também colocou à disposição quatro máquinas (três retroescavadeira e uma pá-carregadeira) e cinco caminhões para recolher o material.

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal apontam que de janeiro a março foram 875 notificações sendo 98 confirmadas, 749 negativas e 28 que ainda aguardam resultado. As principais incidências de notificações estão concentradas em bairros da costa sul do Município, principalmente Boiçugança, Maresias e Juquehy. Até a semana passada, dados da pasta responsável pelo combate à dengue indicavam que havia aproximadamente 40 casos confirmados em Boiçucanga. De acordo com Aguinaldo José, um dos coordenadores técnicos da secretaria, a operação se estenderá durante a semana e a orientação é para que os moradores recebam os agentes e não deixem recipientes com água, como latas, copos plásticos, vidros, pneus, prato de vasos, entre outros, no interior de seus imóveis.

Veranistas

Com relação às casas de veranistas fechadas, o coordenador declara que a equipe irá tentar localizar os proprietários ou os caseiros e/ou funcionários para que colaborem com a iniciativa. "Caso não sejam encontrados, os donos serão notificados a tomar as devidas providências em suas residências. Se a situação persistir, eles poderão receber uma multa", informou José.

Após a conclusão dos trabalhos, outra ação está programada no bairro. Trata-se da nebulização entre a Prefeitura e o governo do Estado, através da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), para diminuir o vetor da dengue.

A coordenação ressalta que tem realizado ações intensificadas para evitar o surgimento de novos casos, como bloqueio e controle de criadouros através de vistoria em marinas, escolas, cemitério, ferro-velho, telagem de caixas d´água, nebulização, orientação dos agentes aos moradores de casa em casa, dentre outras.

Serviço: A limpeza começará a partir das 9h.

(RS/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários