Cidade ganha Sistema de Monitoramento Meteorológico








Convênio no valor de R$ 1, 1 milhão foi assinado esta semana pelo prefeito Ernane Primazzi

A cidade de São Sebastião implantará sistema de monitoramento de dados meteorológicos e de vazão de rios e canais, necessários ao desenvolvimento futuro de um Plano Municipal de Macrodrenagem, gerando uma nova base cartográfica.

O convênio foi assinado na última semana pelo prefeito Ernane Primazzi, (PSC), durante reunião do CODIVAP realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin, com recurso no valor de R$ 1,1 milhão.

O projeto elaborado por técnicos da secretaria de Meio Ambiente da cidade, conta com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, e contrapartida do município.



No projeto estão previstos a contratação de serviços para fornecimento de imagens de satélite, tratamento digital, modelagem de superfícies e elaboração de cartografia. Além disso, serão adquiridas também três estações meteorológicas automáticas, quatro estações hidrológicas automáticas, notebook e acessórios para coleta de dados, impressora plotter formato A1, micromolinete hidráulico e acessórios, e uma Pickup diesel -4x4 – cabine dupla.

Toda a coordenação e execução técnica e administrativa do projeto, para o acompanhamento das atividades será realizada pela Prefeitura. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, o sistema deve entrar em funcionamento em oito meses.

Para o prefeito Ernane Primazzi, (PSC), o projeto vem ao encontro das necessidades geográficas do município, gerando dados locais para ajustes de projetos de drenagem, possibilitando o gerenciamento das informações espaciais de toda a cidade, mediante ao banco de dados e o software de geoprocessamento.

“São novos conhecimentos e ferramentas de alta tecnologia que melhora a capacidade do Poder Executivo de gerenciar os problemas relacionados com drenagem de águas pluviais”, enfatizou o prefeito.



Foto: Halsey Madeira/PMSS



Comentários