Prevenção: Município intensifica ações de combate à dengue e cobra conscientização da população




Luciano Vieira|PMSS

Ações são feitas por agentes da Prefeitura mas população deve colaborar

O inicio do período de chuvas e a permanência de dias ensolarados e com altas temperaturas são ambientes bastante propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o que consequentemente aumenta o risco de uma epidemia da dengue.

Com isso, os agentes da Casa da Dengue, ligada à Secretaria de Saúde, mantêm um trabalho específico de ação com o intuito de conscientizar a população para promover ações eficazes e preventivas.

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal apontam que de janeiro a março deste ano, foram 875 notificações sendo 98 confirmadas, 749 negativas e 28 que ainda aguardam resultado.

As principais incidências de notificações estão concentradas em bairros da costa sul do Município, principalmente Boiçugança, Maresias e Juquehy. Por conta disso, uma agenda específica de atividades está sendo definida para que as ações sejam intensificadas nestes bairros. Desde segunda-feira passada, 36 agentes da Casa da Dengue estão fazendo o trabalho de vistorias nas casas.

É importante destacar que o morador que quiser informar endereços onde há possíveis criadouros pode telefonar para o número 3891-3423 e registrar a denúncia que é anônima.

De acordo com o Diretor da Vigilância Epidemiológica Municipal, Elias Cecílio, a Prefeitura faz constantemente ações que visam evitar a proliferação do mosquito, porém, a população também precisa fazer sua parte.

“Não adianta nada o Poder Público fazer uma série de atividades e a população não fazer a lição de casa. O trabalho de prevenção deve ser feito diariamente, não podemos baixar a guarda, porque é justamente nestes momentos que a doença pode surgir”, alerta.

Para Elias, o número maior de notificações registrados nos bairros da costa Sul, principalmente em Boiçucanga deve-se principalmente ao fato de os moradores desta região não estarem evitando os criadouros.

“No ano passado nós tivemos mais problemas na região central e costa norte, e este ano observamos que os bairros da costa sul estão com mais notificações, o que nos faz acreditar que os moradores de lá não estão vigiando os seus quintais nem os quintais vizinhos, o que é de extrema importância”, ressalta.

Entre as ações realizadas pela Casa da Dengue estão atividades de arrastão, bloqueio e controle de criadouros, pesquisa em ponto estratégico, nebulização, atividades em imóveis especiais, telagem de caixa d’água, pesquisa de armadilhas, atendimento casa a casa.

(JC\VM)



Fonte: Depto de Comunicação

Comentários