Prefeitura retoma demolições em Juquehy para retirada de famílias em APP após determinação do Ministério Público



Fonte Imprensa Livre



Seis casas de alvenaria foram construídas em área de preservação

Por determinação do Ministério Público a Prefeitura de São Sebastião juntamente com a Polícia Militar retomou ontem a operação para ação demolitória de imóveis construídos irregularmente em uma Área de Preservação Permanente (APP) na Vila Paraná, em Juquehy, Costa Sul do município.

A retomada da operação foi determinada pelo MP depois de ter dado um prazo para que os moradores dessas residências saíssem do local. No total, seis casas de alvenaria foram construídas em APP, o que caracteriza crime ambiental.

A prefeitura ofereceu aos moradores hotel e um depósito em Boiçucanga para que os pertences fossem guardados, porém, todos preferiram se instalar e levar os móveis e objetos pessoais para a casa de parentes.



Durante a ação de ontem foram desocupadas e demolidas três das seis casas. A previsão é de que a operação seja retomada como determina a justiça.

Um dos imóveis é de Thais Garcia, 22 anos, que há pelo menos 20 reside em Juquehy. Ela conta que a casa era da avó e há três anos morava no imóvel sem saber da pendência judiciária. “Quando ela comprou, o proprietário sabia, mas não disse nada”.

Agora, ela, o marido e a filha de dois anos foram morar na casa da sogra até encontrarem uma solução. “Não quisemos ficar no hotel oferecido pela prefeitura porque era só por três dias e não ia resolver nosso problema”.

A área em questão está sob autuação desde 2009 pelo MP, que há tempos vem orientando os moradores, juntamente com o Poder Público Municipal, a desocuparem o local, onde existe, inclusive, um curso d’água e um rio. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária além da Guarda Civil Municipal por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur); Secretaria de Trabalho de Desenvolvimento Humano (Setradh), Conselho Tutelar entre outros órgãos.



Foto: Jorge Mesquita/IL



Comentários