Prefeitura recupera obra irregular de 2008 e entrega EMEI reformada e revitalizada em Maresias




Munir El Hage|PMSS

O investimento com a nova chegou à casa dos R$ 500 mil





Mais uma obra foi entregue em comemoração aos 378 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião, celebrado no último dia 16 de março. Na tarde desta quarta-feira (20) o prefeito Ernane Primazzi, (PSC), juntamente com a secretaria de Educação Angela Couto, entregaram oficialmente a reforma e revitalização da escola infantil Peixinho Dourado, em Maresias, costa sul da cidade.

O prédio foi reformado e passou por uma reestruturação durante o período de férias, o que permitirá melhor atendimento aos estudantes.

De acordo com a secretária da Educação, trata-se de um compromisso assumido e cumprido pela administração municipal com a comunidade. “Corremos com essa obra no período de férias para que as aulas não fossem prejudicadas e conseguimos fazer melhorias além do que prevíamos no prédio”, comentou.

As obras realizadas referem-se à reforma do piso, paredes, telhado e demais estruturas, envolvendo também drenagem do terreno, esgoto e instalações elétricas. Segundo Angela, a reforma possibilitou a mudança no modo de atendimento. “Com a saída da creche que funcionava no mesmo prédio e agora com salas em boas condições, teremos espaços para outras atividades”, destacou a secretária.

Ainda de acordo com ela, as novas instalações possibilitarão uma revisão curricular, pois os alunos poderão ser atendidos em contraturno com aulas de inglês, já no primeiro ano do ensino fundamental, informática infantil num laboratório próprio, atividades de letramento, linguagens de comunicação, além de música e artes cênicas.

“Todas as atividades serão disponibilizadas em contraturno de livre adesão, ou seja, quando do início de cada uma, os pais terão a opção de matricular os filhos, desde que efetivamente frequentes na mesma unidade escolar”, explicou.

O prefeito Ernane Primazzi lembrou que o prédio onde funciona a EMEI Peixinho Dourado foi inaugurado em junho de 2008 e desde o início apresentou problemas estruturais, como movimentações de solo que implicaram em rachaduras e queda dos azulejos.

“A Prefeitura não podia fazer alterações na obra, por ela ainda estar na garantia. Assim foi priorizada a segurança das crianças, providenciando isolamento de áreas”, justificou o prefeito, alertando ainda que foi necessário aguardar por uma liberação da justiça para iniciar a reforma.

O prefeito também ressaltou que, por intermédio das secretarias de Obras e Assuntos Jurídicos, a Prefeitura interpelou a empresa responsável pela construção (Teto Construtora) administrativamente e posteriormente judicialmente, quando por laudo da perícia foi dado ganho de causa à Prefeitura, responsabilizando a empresa pela revisão da obra. “A justiça deve determinar o ressarcimento ao erário pela empresa responsável, e quando isso acontecer, vamos investir o dinheiro, aqui mesmo na unidade”, concluiu Ernane.

A atual administração teve que assumir a responsabilidade de readequar o prédio. Para isso, foi realizada uma reunião com a comunidade local, a fim de verificar o melhor caminho a ser seguido, de forma a não prejudicar o atendimento às crianças do bairro.

Foi definida a primeira ação, que era tirar as crianças da creche, para atendimento em outro espaço. A prefeitura, em parceria com a OSCIP Primeiras Letras, responsável pelo atendimento na unidade, locou uma casa e fez as adequações necessárias para que o local pudesse receber com qualidade essas crianças.

Com isso, após a reforma, também sobraram mais vagas para atendimento do 1º ao 3º ano de alunos da escola vizinha, a EM Edileusa Brasil, que também será beneficiada com a disponibilização de novos espaços para ampliação de atividades extracurriculares.

Todo o núcleo escolar do bairro, creche, EMEI e escola, atende hoje, cerca de 1,5 mil crianças. A reforma e revitalização da EMEI Peixinho Dourado teve um investimento de R$ 500 mil, recurso único da Prefeitura.

(VM)



Fonte: Depto de Comunicaçã

Comentários