Grupo da melhor idade de Jacareí vem a São Sebastião desfrutar do Projeto Praia Acessível


Arnaldo Klajn | PMSS

O grupo da melhor idade de Jacareí tem um dia agradável na Praia Grande

A quarta-feira (19) ensolarada foi de muita alegria para o grupo de cerca de 70 pessoas da Instituição “Assistência Humanitária Amor e Caridade” da cidade paulista de Jacareí.

Entre os visitantes, 22 eram da equipe de acompanhantes da instituição e voluntários, os demais, idosos atendidos por eles, sendo 14 deles cadeirantes. O grupo pôde usufruir dos benefícios do Projeto Praia Acessível desenvolvido pela Secretaria de Esportes.

Além do Praia Acessível e seus profissionais, todos eles capacitados para atender pessoas com necessidades especiais, o grupo utilizou, ainda, a infraestrutura oferecida pela pasta por meio das instalações da Escola de Vela ‘Ventos & Velas’, com cozinha e banheiros adaptados.

Segundo a psicóloga e uma das coordenadoras da instituição, Lúcia de Fátima Bustamante Fortes, este ano eles completam 78 anos de existência e atendem aos idosos com três projetos distintos. Um para os que estão de passagem pela cidade ou munícipe sem residência fixa que estejam em tempo de convalescência, temporariamente; outro aos que moram na entidade e têm lá sua residência fixa e ainda aos que utilizam o ‘atendimento dia’, ou seja, destinado àqueles que não dormem no local. Hoje a “Assistência Humanitária Amor e Caridade” atende 75 idosos no total.

De acordo com Lúcia, esta não é a primeira vez que a instituição vem à cidade.

“Já trouxemos anteriormente nosso grupo para cá, mas não havia estrutura; este é o nosso terceiro ano e tudo aqui mudou”, disse. “Está maravilhoso, não só a infraestrutura disponibilizada, que é excelente, mas o pessoal que nos recebe, sempre dispostos e carinhosos, além de competentes”, acrescentou. “Isso faz toda a diferença”, frisou.

A psicóloga comentou, ainda, que grupo fica muito ansioso com este passeio. “Uns até dizem que não estão muito bem, que não sabem se participam, mas na hora todos decidem vir e amam; voltam cheios de histórias pra contar”, resumiu Lúcia.

O casal Carlos Roberto Garcia e Ruth do Carmo e a amiga Ana Janete já são veteranos no passeio e fazem questão de vir sempre. “É muito gostoso poder passar um dia tão lindo à beira mar e mais gostoso ainda é estarmos ao lado de amigos e sermos recebidos tão bem”, disse Ruth com o aval do casal.

Maria José Alves Ribeiro e Maria Aparecida de Jesus vieram a São Sebastião pela primeira vez e a alegria foi grande. “Já haviam nos contado sobre o lugar, mas não imaginei ser tão lindo e tão legal. Adorei e não vejo a hora de entrar no mar, acho até que vou querer voltar”, declarou Maria José. “Eu também estou amando”, falou Maria Aparecida logo na sequência.

Com 35 anos de casa, ou seja, trabalhando na instituição, Lúcia confessou que organizar e executar esta viagem com um grupo tão especial não é nada fácil. “Mas ver o sorriso em cada rostinho e a alegria imensa de todos eles faz todo o esforço parecer pouco demais, a recompensa nos é muito mais rica e gratificante que qualquer outra coisa”, concluiu a psicóloga com um sorriso no rosto.

O Praia Acessível é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura e está disponível para receber grupos da cidade e de outros municípios.

Serviço: Grupos com grande quantidade de pessoas devem marcar o passeio com antecedência na Secretaria de Esportes. Mais informações pelos telefones (12) 3891-4530.

(VB/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários