Cidadão Criança e Garoçá promovem Oficina de Chocolate aberto à comunidade







Divulgação

Comunidade aprende a confeccionar ovos e bombons de chocolate durante oficinas

Alunos aprendem a lidar com o produto durante o horário extra-classe, durante as aulas no projeto

"Não se deve somente dar os peixes, é preciso ensinar a pescar". É exatamente isso o que os projetos Cidadão Criança e Garoçá, fazem ao proporcionar não somente aos seus alunos, mas aos pais também, a oportunidade de participarem de algumas de suas atividades, a exemplo da Oficina de Chocolate, tendo em vista a proximidade da Páscoa.

Desenvolvido pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), os projetos alcançam o lado social e atraem cada vez mais a participação da comunidade como tem acontecido com esta recente oficina que já formou um grupo no Cidadão e está prestes a formar um outro, no Garoçá.

No Cidadão Criança, realizado no Morro do Abrigo, região central da cidade, o projeto formou cerca de 20 mães, as quais receberam o certificado de conclusão na quinta-feira (13), último dia do curso iniciado em 10 de março pela monitora Fabiana dos Santos,do Garoçá. “A festa de formatura do grupo teve direito a sorteio de uma cesta cheia de ovos e bombons confeccionados pelas próprias alunas e é claro que quem deu as aulas e as outras alunas da oficina não ficaram de fora da festividade”, disse a coordenadora do Cidadão, Alessandra Peixoto referindo-se aos kits com pirulitos de chocolates, ovos e bombons montados pelo grupo convidado que também foram sorteados durante o coquetel de encerramento da oficina promovido pelas mães dos alunos.

De acordo com Alessandra, as alunas relataram que mesmo aquelas que participaram da oficina sem intenção de gerar renda, tiveram a satisfação pessoal em poder aprender em parceria com o projeto. “Outras, por sua vez, afirmaram que aproveitarão o que foi ensinado para fabricar os ovos de Páscoa para os próprios familiares”, observou, lembrando que as coordenadoras Adriana Romão e Luciana Gallani prestigiaram a festividade.

Nesta terça-feira (18), a Oficina de Chocolate com a monitora Fabiana dos Santos foi iniciada no projeto Garoçá, na Enseada, Costa Norte do município. “Nossa professora de Apoio Pedagógico tem sua própria fábrica de chocolates onde fabrica e comercializa seus produtos há mais de dez anos; além dos tradicionais ovos de chocolate, são feitos trufas e bombons”, comentou Luciana Gallani.

A coordenadora do Garoçá explicou que a intenção do projeto é, além de aproximar as famílias, proporcionar condições às mesmas de ampliar a renda familiar com a inclusão de uma nova fonte de rendimentos. “Esta época é bem propícia, pois a demanda é muito grande”, falou. “Outro detalhe é que trufas e bombons de chocolate podem, e são, comercializados durante o ano todo”, acrescentou.

Segundo Luciana, as oficinas têm proporcionado enorme alegria à equipe. “O prazer que sentimos se deve ao interesse manifesto pelas famílias em relação ao aprendizado”, falou.

Para Fabiana dos Santos, ministrar a oficina é algo gratificante, pois a resposta é bem positiva aos seus objetivos. “O primeiro grupo contou com 20 mães; neste segundo são mais 20. Ensinar a fabricar os ovos, bombons, trufas, enfim, é um meio de ampliar a renda familiar e, ao mesmo tempo, propiciar a aprendizagem que, com certeza, resultará em economia no orçamento da família com a compra dos ovos de Páscoa, cujos preços estão bem elevados”, declarou.

A Oficina de Chocolate no Garoçá acontece das 18h às 20h, com encerramento e entrega dos certificados na próxima quinta-feira (20), às 18h. Assim como no Cidadão Criança, a coordenação do projeto fará o sorteio de alguns ovos, bombons e trufas confeccionados pelas alunas.

(RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Q

Comentários