X9 do Litoral Norte busca o primeiro título do Carnaval sebastianense narrando a influência da Cultura Africana no Brasil



Luciano Vieira | PMSS

Escola trabalha com uma comissão de Carnaval e ajuda da comunidade

Com o enredo “A Influência da Cultura Africana no Brasil – A Busca da Liberdade”, a Escola de Samba X9 do Litoral Norte, do bairro Canto do Mar, na Costa Norte, busca seu primeiro título no Carnaval sebastianense. A primeira agremiação a desfilar na Rua da Praia no domingo está com os trabalhos a todo vapor e conta com a ajuda da comunidade.

Com as cores verde, vermelho, amarelo e branco, a X9, comandada pelo presidente Antônio Firmino dos Santos e pelo vice Gerson de Oliveira, é a mais nova escola da cidade. Para o Carnaval 2014, a escola vai pra avenida com um total de 11 alas e cerca de 350 componentes.

As alas e alegorias contam a história dos negros no Brasil, a partir da influência africana; são alusões ao Zumbi dos Palmares, ao povo baiano, a herança na culinária, a capoeira, os escravos e à busca pela liberdade, e as religiões africanas. Os interessados em desfilar pela escola podem procurar a comissão de Carnaval nos ensaios.

Os compositores do samba enredo são Paulo Henrique e Pedrinho “Sem Braço”, os intérpretes são Simão, Rafael e Gerson, e a comissão de samba, composta por Fernando, Bruno, Wellington e William. O mestre de bateria da escola é Naldo, a rainha é Vânia e o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira é Antônio Piedade e Adriana. A diretoria é composta por uma grande comissão carnavalesca.

De acordo com o vice-presidente, a escola sai com o intuito de buscar o título inédito. “Vamos pra avenida buscando o campeonato, já batemos na trave cinco anos; procuramos não cometer erros, aqui ganha quem erra menos, estamos muito inspirados esse ano, a comunidade toda”, disse.

Serviço: Os ensaios da X-9 acontecem na rua Telêmaco, 290, lado da praia, no Canto do Mar, na Costa Norte. De segunda a segunda, a partir das 20h30.

(CH/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários