Representantes de São Sebastião participam de lançamento da Olimpíada de Língua Portuguesa







Divulgação

A secretária Angela Couto representou o município no evento, que teve a participação do ministro da educação

O MEC (Ministério da Educação) e a Fundação Itaú Social lançaram na última segunda-feira (24), a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. A apresentação do programa, que será aplicado em todo o país, foi realizada num evento na capital paulista com a presença do ministro da educação Henrique Paim. A secretária da educação Angela Couto e a supervisora de ensino, Silvia Rodrigues Gesser, representaram o município de São Sebastião no encontro.

A apresentação da proposta de 2014 ocorreu num formato talk show, com a gravação do programa Salto para o futuro, da TV Escola. Os convidados aproveitaram a ocasião para falar um pouco mais da Olimpíada e seus reflexos entre professores e alunos.

De acordo com Paim, houve uma alteração na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) no que diz respeito à metodologia de formação construída pelos Estados e municípios com a União. Ele afirma que a Olimpíada de Língua Portuguesa representa bem o objetivo de trazer essa ligação entre os vários atores envolvidos no processo educacional, desde os professores, até os dirigentes das instituições formadoras.

A presidente do conselho do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Maria Alice Setubal, responsável pela coordenação técnica do programa, para que ser bem sucedida, a Olimpíada precisa contar nas escolas com o estímulo à autoria, interação professor-aluno e a reflexão sobre a realidade vivida pelos estudantes.

Um dos pontos altos da Olimpíada são as oficinas que se tornam espaços para reflexão entre professores e alunos, além de permitirem que a escrita de um texto ocorra de forma mais aprofundada. Conforme a equipe gestora da secretaria de educação de São Sebastião, todo o processo do projeto é importante, porque trazem impactos significativos para a educação no município.

Por esse motivo a Seduc está orientando os diretores e coordenadores a incentivarem alunos e professores a participarem. Além do ganho no ensino, eles têm a oportunidade de ganhar novas vivências, que contribuirão na formação.

Antonio Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social acredita que um dos aspectos mais importantes do projeto é a aliança que se formou para tornar viável o programa. “Não se põe um projeto desses de pé sem muitos atores”, completou.

Inscrições

As inscrições para quem deseja participar da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa seguem até o dia 30 de abril, pelo site https://olimpiada.escrevendoofuturo.org.br/. Podem participar professores de escolas públicas de turmas do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Ao realizar a inscrição, o professor também poderá se cadastrar no Portal da Olimpíada, tendo acesso a material didático exclusivo – cadernos virtuais, livros de orientação, coletâneas de textos e CDs – desenvolvidos especialmente no âmbito do Programa. Também poderá participar de cursos de formação on-line, além de começar a receber a revista Na Ponta do Lápis, publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente.

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários