Representantes da Associação Sebastianense de Gateball visitam a Secretaria de Esportes







Arnaldo Klajn | PMSS

Secretário Fábio Lopez recebe equipe de Gateball sebastianense em seu gabinete

Parte da equipe de jogadores da Associação Sebastianense de Gateball esteve na sexta-feira (7) em visita ao gabinete do secretário de Esportes do município, Fabio Lopez.

Seiichiro Yui, Kiyoshi Matsumoto, Marie Mitsumoto Kajiya e Casuco Uemura Correia, relações públicas da Associação, vieram agradecer o apoio da secretaria, sempre presente para proporcionar a participação da equipe nos campeonatos que disputam.

“Viemos pessoalmente agradecer o empenho da Secretaria de Esportes, sempre disponíveis para nos apoiar com o fornecimento do transporte e permitir, assim, que possamos participar de competições pela região e pelo Estado e isso para nós é muito precioso”, resumiu Casuco.

Encantado com a visita e a disposição dos atletas do gateball sebastianense, Lopez falou sobre este momento. “É com muita alegria que recebemos esta visita aqui na secretaria em reconhecimento ao apoio dado e fico muito feliz de ouvir testemunhos de pessoas de até 90 anos e que praticam esporte ativamente. Quero agradecer também a presença neste encontro do assessor da pasta Walter Matubara”, declarou o secretário.

A equipe sebastianense participa de aproximadamente oito campeonatos por ano na região do Vale do Paraíba e mensalmente em campeonatos regionais no Litoral Norte.

No domingo (9), o time disputou o 102º Torneio do Vale do Paraíba em São José dos Campos e no próximo domingo (16), haverá nova competição no Campo de Caraguatatuba envolvendo equipes de Caraguá e Ubatuba.

História

O gateball foi criado em 1947 no Japão, logo após a II Guerra Mundial, por Eiji Suzuki, residente em Asahikawa, província de Hokkaido.

Vendo o país abalado pela derrota na guerra, o fundador quis propiciar às crianças uma brincadeira divertida. A partir do críquete (esporte muito popular na Inglaterra), Suzuki idealizou o gateball, que não necessitava de muito equipamento e nem de grande área, ideal para o Japão que possui pouca área e grande população.

A princípio o esporte foi pensado para crianças, mas, com o tempo começou a ter grande aceitação entre os idosos. Nos fins dos anos 80, o gateball começou a ganhar mais espaço em Kyushu e espalhou por todo Japão. O fundador Eiji Suzuki faleceu em 1983, aos 65 anos. Estava se dedicando para unificação das regras do jogo. Após a regulamentação, o gateball se expandiu rapidamente, inclusive no exterior como na China e Brasil.

O gateball foi introduzido no Brasil por Matsumi Kuroki. Em novembro de 1978, foi ao Japão visitar o túmulo de seus antepassados e, visitando um velho amigo, teve oportunidade de assistir um jogo de gateball.

Ao ouvir as explicações do amigo sobre as regras e técnicas, despertou um grande interesse pela modalidade. Logo em seguida, participou de vários treinos durante a sua estada no Japão, quando veio a ideia de introduzir as atividades do Clube dos Anciões do Brasil.

Em 17 de Julho de 1979, realizou o primeiro jogo em equipe no campo da Associação de Jovens de Fukuhaku e em 11 de Setembro de 1981, foi realizado no Brasil o ‘1º Torneio De Gateball’, promovido pelo clube de anciões Hakuju-kai de Itapeti.

Em São Sebastião a história do gateball começou há 23 anos, com muita dificuldade, inclusive com a adequação do terreno usado, na Enseada, que precisou ser transformado, drenado, pois era pantanoso.

(VB/RF)

Fonte: Depto de Comunicação

Comentários