Região pode receber cerca de 1,2 milhão de turistas a partir de hoje




Fonte Imprensa Livre

Apesar do risco de pancadas de chuvas, calor permanece na região

Cristiane Lopes



As expectativas de eventuais pancadas de chuvas no Litoral Norte não deve afastar o turista que deseja aproveitar a folga de Carnaval. Segundo o site Climatempo, os próximos dias devem alternar entre períodos de sol e céu nublado, mas o calor, apesar de ligeiramente mais ameno, permanece. Somando as estimativas de público apresentadas pelas secretarias de Turismo das quatro cidades do Litoral Norte, a região pode receber um montante de 1,2 milhão de pessoas, não só em busca da folia de Carnaval, mas também de praias tranquilas, ar puro e contato maior com a natureza.

Segundo o secretário executivo do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores), José Carlos de Souza, a ocupação média gira em torno de 80%. “São comercializados pacotes de quatro a cinco dias. A tendência é que o índice chegue perto dos 90% durante o fim de semana”. Ainda de acordo com Souza, a ocupação varia também de acordo com o porte da hospedagem. “Os estabelecimentos mais luxuosos são os mais lotados; já os de médio porte, estão na faixa de 50 a 70% dos leitos reservados”, completa.

Em Caraguatatuba, são aguardados 200 mil visitantes para os cinco dias de Carnaval. O secretário-adjunto de Turismo do município, Salim Burihan, acredita, no entanto, que o número pode ser superado. “Com tempo bom e as melhorias na Tamoios, a gente acredita que mais pessoas devam descer para o litoral; além disso, algumas cidades do Vale não têm programação de Carnaval o que favorece a descida dos moradores para as praias”.

O secretário-adjunto cita ainda a programação descentralizada de Carnaval e também o reforço na área da segurança e coleta de lixo. “Estamos preparados para receber todos os visitantes”, garante.



Na cidade de Ubatuba, as estimativas são ainda mais otimistas. A chance de pancadas de chuvas não abala o secretário de Turismo do município, Gerson Peres. “Pode ser que ocorram pancadas de chuvas, mas o calor permanece, o que deve atrair um público estimado de 500 mil pessoas. Já percebemos um aumento da movimentação turística na cidade nesses dias que antecedem à festa, o que deve aumentar a partir desta sexta-feira”.

A cidade de São Sebastião, com seus cerca de 110 km de costa, deve atrair um público de 350 mil pessoas nesses cinco dias de festa, especialmente nas praias da Costa Sul. Segundo informações da Prefeitura, nesta quinta-feira o índice de ocupação já beirava 80%, com possibilidade de aumento nos próximos dias.

Do lado de lá do Canal de São Sebastião, em Ilhabela, são aguardados cerca de 140 mil veículos para a festa de Carnaval, que contará com carnaval de antigamente, desfiles de blocos e escolas de samba e o tradicional Banho da Doroteia.



Foto: Jorge Mesquita/IL

Comentários