Prefeitura realiza vistoria em áreas de risco e mutirão de limpeza na Vila Sahy




Moradores receberam, ainda, orientações para evitar à dengue e doenças causadas por carrapatos, barbeiros e escorpiões

A Prefeitura realizou na última quarta-feira uma vistoria nas áreas de risco e um mutirão de limpeza na Zona de Especial Interesse Social (Zeis) Vila Sahy, situada em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião. A ação ocorreu de maneira integrada entre a Defesa Civil; Regional Boiçucanga; agentes da Secretaria de Saúde que combatem à dengue; Sociedade Amigos da Barra do Sahy (Sabs)); Associação dos Moradores da Vila Sahy (Amovila); Ecopav – responsável pela coleta de lixo e sucata no município; Instituto Verdescola e voluntários.

O trabalho envolveu a limpeza de córregos e cursos d’água, capina de ruas e vielas, coleta de sucata e lixo, eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e distribuição de panfletos sobre os cuidados que o morador deve ter para evitar a doença, entre outras atividades com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, durante o trabalho a equipe constatou rachaduras nas paredes e parte do piso solto em duas casas de alvenaria. “Elas estão coladas e deverão ser interditadas para que nós façamos outra averiguação minuciosa. Acredito que embaixo de uma das moradias há uma mina de água, que está provocando os danos”, fala Carlão.

Arrastão - Com relação à dengue, os agentes realizaram um arrastão em conjunto com os moradores para eliminar possíveis criadouros do mosquito. “Não há casos positivos de dengue no local, mas participamos da ação com a finalidade de prevenir e/ou orientar a população sobre a doença”, fala Marcos Paulo Oliveira, um dos coordenadores do trabalho. “Nós também auxiliamos o Centro de Controle de Zoonoses na distribuição de panfletos quanto a doenças causadas por insetos como barbeiros, carrapatos e escorpiões”.

Segundo a Regional Boiçucanga, divisão ligada à Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), no total, foram recolhidos aproximadamente 35 m³ (em torno de sete caminhões basculante) entre sucata, lixo e podas do local. Uma máquina retroescavadeira da prefeitura ficou à disposição durante todo o mutirão, além de equipamentos das entidades envolvidas.

O diretor da Seadre, Giovani dos Santos, o Pixoxó, lembra que outros bairros, como Boraceia e Maresias, também já receberam mutirões. “Os próximos a serem contemplados são Cambury e Juquehy”, avisa.

A Vila Sahy, conforme dados da Secretaria de Habitação, possui até o momento pouco mais de 650 imóveis cadastrados e aproximadamente 3 mil moradores. Muitas residências ainda estão em processo de regularização junto ao município.





Comentários