Manifestantes contrários ao reajuste do IPTU se encontram mais uma vez com presidente da Câmara Municipal




Leonardo Rodrigues



Representantes do Movimento IPTU Sem Abuso foram recebidos pelo presidente da Câmara, Marcos Tenório (PSC), nessa segunda-feira. A ocasião serviu para os manifestantes entregarem, em mãos, ao chefe do Poder Legislativo sebastianense um documento com os alvos que o movimento esta pleiteando.

Entre as solicitações dos manifestantes esta a de reuniões públicas nos bairros, esclarecimentos quanto à equipe técnica envolvida e critérios adotados para cálculo do aumento e o aumento máximo de 12% na correção da Planta Genérica do município.

Contudo, o Movimento afirma entender que o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é de responsabilidade compartilhada, entre prefeito e Câmara. Da mesma forma, a revisão da Planta Genérica da cidade, o encaminhamento para uma solução passa pelas duas estruturas de Poder.

De acordo com o Movimento foi oferecido aos representantes da população uma trégua temporária para que o pleito seja avaliado. Com isso, foi dispensado o uso da Tribuna da Câmara ontem à noite. Guardando a oportunidade, já oferecida pela Casa de Leis, quando uma posição oficial, por parte da vereança e prefeito, for encaminhada aos manifestantes.

A comissão representando o Movimento, na pessoa de Carlos Puríssimo, Ivan Moreira da Silva, Pedro Renato da Silva e Fernando Puga, confirma presença nas sessões ordinárias para tirar dúvidas em relação às manifestações e os próximos passos.



Presidente

A posição do presidente do Legislativo, como sempre fez questão de frisar, é a de promover o diálogo e intermediar as conversações objetivando chegar a consenso nessa questão. Em reunião com representantes da Costa Sul, no último dia 10, Tenório frisou que “qualquer alteração na Lei do IPTU precisa partir da Prefeitura, pois compete somente ao Executivo criar projetos sobre essa matéria. Mas a Câmara vai ouvir a população e buscar resolver os casos em que ocorram injustiças”.



No próximo sábado, Tenório participará de outra reunião sobre o assunto com a direção da Federação Pró-Costa Atlântica, em Barra do Una, que reunirá integrantes das Sociedades Amigos de Bairros da Costa Sul. O movimento integrado visa apoio do Legislativo para encontrar solução que possibilite revisão do reajuste e análise de casos com majoração considerada abusiva.

Comentários