DER e Defesa Civil retiram mais três pedras ameaçadas de caírem na Rio-Santos



Equipe trabalha na remoção das pedras que estavam em risco de queda

Mara Cirino



Uma operação especial foi montada na manhã de ontem pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Defesa Civil de São Sebastião para a retirada de três pedras que ameaçam cair sobre a Rodovia Rio-Santos (SP-55). No dia anterior, uma rocha com cerca de 7,5 toneladas despencou sobre a pista. Ninguém passava pelo local no momento do incidente.

Por cerca de uma hora o trecho na altura do km 118 + 900 metros foi fechado para veículo e realizada a operação ‘Pare e Siga’ para a movimentação do maquinários e das equipes que subiram os cerca de 60 metros para movimentar a rocha.

De acordo com o chefe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, houve necessidade de retirar três pedras, de aproximadamente duas toneladas cada. Para isso, foi feita uma alavanca, elas foram amarradas e descidas pela encosta até uma máquina concluir o serviço deixando-as no acostamento.

No meio da tarde, as seis pedras – três de hoje e as de ontem – foram removidas pela equipe do DER. A preocupação, agora, é com outros pontos críticos identificados entre o São Francisco e a Praia das Cigarras. Conforme Carlão, são mais cinco e há mais de um não o relatório foi passado para o DER providenciar a remoção ou medidas de contenção.

De acordo com o DER, é feito um constante monitoramento de suas rodovias e taludes, por isso vêm desenvolvendo projeto para contenção de rochas e taludes na região.



Foto: Defesa Civil/PMSS



Comentários