Conexão à rede coletora de esgoto é uma das ações da APA Baleia\Sahy



Vera Mariano | PMSS

Duas reuniões foram realizadas nesta segunda-feira uma no gabinete do prefeito e outra com a Sabesp na Videoteca

Adesão nos bairros ainda é baixa após a implantação do sistema

Membros da Área de Proteção Ambiental Baleia-Sahy, estiveram reunidos na manha desta segunda-feira (24) com o prefeito Ernane Primazzi, (PSC), para uma apresentação das atividades desenvolvidas com a comunidade, bem como um cronograma de ações elaborado pelo Conselho Gestor em parceria com o Instituto de Conservação Costeira - ICC.

Segundo a secretária Executiva da APA Fernanda Carbonelli, o objetivo é que se crie uma ação tripartite para viabilizar um programa que agilize e conscientize os moradores do local sobre a importância de se conectarem à rede de esgoto. “É fundamental a adesão, contudo, precisamos desburocratizar o processo para que a ligação seja realizada”, explicou.

O prefeito Ernane Primazzi, aprovou a ideia e reforçou que hoje, após todo o investimento feito pela Sabesp a pedido da Administração, uma das maiores dificuldades é exatamente a conexão na rede por parte dos moradores.

Ainda de acordo com ele, a maior resistência por incrível que pareça é dos moradores de classe média alta e alta. “Alguns condomínios de luxo, por exemplo, ainda não estão ligados à rede tanto na praia da Baleia como em Barra do Sahy”, argumentou o prefeito.

A Sabesp, que esteve reunida com representantes da APA no período da tarde, confirmou que o número de adesão naquela região realmente é muito baixo. “Há uma grande dificuldade até mesmo de um diálogo com os proprietários das casas destes condomínios”, garantiu José Bosco de Castro, superintendente da Sabesp.

Com todas as questões levantadas ficou definida a elaboração de uma carta de intenção emitida pela Sabesp, formalizando a parceria com APA para que a mesma possa intervir junto a comunidade daquela região a afim de esclarecer a obrigatoriedade da regularização das ligações na rede coletora de esgoto.

Para as ações programadas a APA considerou a necessidade da intervenção direta do Poder Executivo, além do saneamento básico, a sede para a instituição, eventos esportivos realizados dentro da área e levantamento topográfico para demarcação oficial da APA.

Dentro das atividades desenvolvidas a APA já realizou mutirão de limpeza no Rio Sahy e Negro, programa de Educação Ambiental dentro da comunidade da Vila Sahy e Instituto Verde Escola, diagnóstico das condições ambientais de toda a APA, além de diversas reuniões e fóruns com os moradores do entorno.

Com mais de um milhão de metros quadrados a APA foi criada por meio de um Projeto de Lei da Prefeitura, e é gerida por um Conselho Gestor, representado pelo Poder Executivo e Sociedade Civil Organizada em uma parceria inovadora com o Instituto de Conservação Costeira – ICC que é responsável pelas atividades junto à comunidade.

(VM)



Fonte: Depto de Comunicação

Comentários