Centro de Informações Turísticas recebe exposição de fotos do “Hip Hop Internacional – Brasil 2014”





Arnaldo Klajn | PMSS

Exposição pode ser vista gratuitamente no Complexo Turístico do Centro Histórico da cidade

O Centro de Informações Turísticas de São Sebastião, situado no Complexo Turístico da Rua da Praia no Centro Histórico, receberá na noite desta segunda-feira (24), a exposição das fotografias de Arnaldo Klajn que registram a passagem pela cidade do festival “Hip Hop Internacional – Brasil 2014”, realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Com abertura marcada para as 18h30, a exposição traz 28 fotografias, sendo duas de cada grupo que se apresentou no festival, e é organizada em parceria entre a secretarias de Cultura e Turismo e Esporte.

O “Hip Hop Internacional – Brasil 2014”, promovido pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) com o apoio da Seesp (Secretaria de Esportes), contou com a participação de 15 grupos que apresentaram suas coreografias nas categorias Junior, Varsity, Adulto e Mega Crew no palco do Anfiteatro da Rua da Praia, também no Complexo Turístico de São Sebastião.

O evento é um dos mais importantes de Hip Hop do país, onde os primeiros colocados foram automaticamente classificados para representar o Brasil no mundial em agosto na cidade de Las Vegas (EUA).

Fotógrafo

Arnaldo Klajn chegou à cidade em dezembro de 1996 para realizar um sonho de morar perto do mar. “Conheço São Sebastião desde 1979 onde acampei pela primeira vez na vida, em Boiçucanga, então um lugar quase desconhecido”, relembrou.

Em janeiro de 2001 o profissional entrou para a Prefeitura de São Sebastião como fotógrafo concursado, onde permanece até hoje.

Em seu vasto currículo Arnaldo Klajn traz uma história importante de trabalhos desenvolvidos pelo Brasil e pelo mundo, contabilizando uma carreira bastante experiente e marcada de sucesso e reconhecimento no mercado e na mídia.

De 1973 a 1987 dedicou seu trabalho a publicações da Editora Abril, tais como Veja, Realidade, Cláudia, Capricho, Playboy, Manequim, Nova, Quatro Rodas, Casa Cláudia, Contigo, Elle entre outras.

Através do trabalho na revista Playboy, estagiou em estúdios da revista nos EUA, em Chicago e Nova Iorque, em 1981 e na Europa, em Paris e Barcelona no ano de 1982.

Entre 1987 e 1993 foi sócio de dois renomados estúdios fotográficos na capital paulista, os Estúdio Mirage e Fundo Infinito Produções, prestando serviços a diversos clientes diretos e a várias agências de publicidade. Em 1999 formou-se professor de Fotografia e Laboratório Preto e Branco pelo curso de aperfeiçoamento em docência do Senac de São Paulo.

O dom de ensinar a arte de fotografar foi transmitido em várias oportunidades, tendo lecionado no Senac e na Fundação Cultural Cassiano Ricardo em São José dos Campos, na Fundacc de Caraguatatuba e na Sectur de São Sebastião.

Hip Hop

Hip Hop é o nome usado para designar um movimento cultural surgido nos anos 70 no bairro do Bronx em New York (EUA), sendo basicamente formado por quatro elementos: o rapper, o DJ, o graffiti e o break.

O estilo foi criado por líderes do bairro, tendo no DJ Afrika Bambaata o porta-voz do movimento como uma afirmação cultural underground. Foi assim que o Hip Hop em pouco tempo ultrapassou as fronteiras do Bronx, da comunidade negra americana e depois da América, surgindo em meados dos anos 80 como uma das correntes musicais mais fortes e lucrativas da indústria discográfica.

O Hip Hop não é um estilo de música, ao contrário do que muitos possam pensar. É acima de tudo, um estilo de vida. Tudo dentro do Hip Hop tem a ver com a afirmação de uma identidade esmagada pelo peso de uma grande cidade.

Esta forma de expressão entende-se dentro do que o DJ faz em sua pic-up, dentro do que os "B-Boys", “B-Girls” e dançarinos fazem no meio da rua com sua dança e manobras e também do que o Graffer faz em sua arte de desenhar com spray em muros e outras estruturas, que não é mais do que a sua assinatura espalhada por ruas da cidade. São maneiras diferentes de dizer ao mundo que existem e pontuando seus próprios caminhos.

(VB/RF)


Fonte: Depto de Comunicação

Comentários