Vereador quer obrigar prestação de contas da Educação, Cultura e Esporte e assunto entra na pauta da sessão





Fonte Imprensa Livre

Helton Romano


No retorno do recesso parlamentar, na próxima terça-feira, os vereadores de São Sebastião devem votar a obrigatoriedade de prestação de contas das secretarias de Educação, Cultura e Esporte. A ideia é que as pastas apresentem, a cada quatro meses, um balanço das ações realizadas.
A iniciativa é do vereador Gleivison Gaspar (PMDB), que pretende incluir a obrigatoriedade na Lei Orgânica do município. A votação das propostas estava prevista para a última sessão de 2013, mas o presidente Marcos Tenório (PSC) decidiu retirá-las da pauta.
Gleivison argumenta que a prestação de contas é “uma bela oportunidade para a população acompanhar” os trabalhos dessas três áreas. “É um momento histórico para dar transparência e satisfação às pessoas”, valoriza o vereador.
Gleivison acredita também que não enfrentará resistência dos demais parlamentares para aprovar as propostas, já que, segundo ele, todos assinaram, favoravelmente. O Imprensa Livre tentou contato com o vereador Coringa (PSD), líder do governo na Câmara, mas seu celular estava desligado na tarde de ontem.
A secretária de Educação, Ângela Couto, não vê problemas em prestar contas dos trabalhos de sua pasta e considera a proposta “bastante positiva”. Ela ressalta, porém, que as ações da Educação já são acompanhadas por conselhos municipais, que possuem representantes da sociedade. Já os secretários Fábio Lopez (Esporte) e Marianita Bueno (Cultura e Turismo) não foram localizados para comentar a respeito. Juntas, as três pastas somam um orçamento estimado em mais de R$ 223 milhões, o que corresponde a, aproximadamente, 38% do total da Prefeitura.


Saúde
Atualmente, somente a Secretaria de Saúde realiza prestação de contas quadrimestrais, quando são informados números de atendimentos e de aplicação dos recursos. Na próxima quinta-feira, está agendada a audiência pública referente aos últimos quatro meses do ano passado. O evento tem início às 16h, na Câmara Municipal.

Comentários