Munir El Hage|PMSS
A área é considerada pelo IG de risco iminente
Ação foi determinada pelo Ministério Público
Em uma operação realizada na manha desta quinta-feira (8) a Prefeitura de São Sebastião prosseguiu com as demolições no Morro do Esquimó, na praia de Juquehy costa sul do município.
Cerca de 10 imóveis, entre barracos, ruínas e casas, todos desabitados, foram derrubados por solicitação do Ministério Público (MP), que determinou a operação no último dia 12 de Dezembro.
A ação foi comandada pelo secretário municipal de Segurança Urbana, Múcio Alvarenga, e contou com o apoio de mais de 30 Guardas Municipais, Polícia Militar e Rodoviária, além de uma equipe de aproximadamente 20 braçais.
Na tarde de ontem (8), a Prefeitura realizou uma reunião com alguns moradores do entorno para orientá-los sobre a ação. No encontro, com a presença da Polícia Militar, foi esclarecido que nenhum tipo de agressão ou ato de vandalismo seria tolerado, uma vez que a medida é uma ordem judicial e que traria segurança para os próprios moradores, que há tempos têm conhecimento do problema.
A ação determinada pelo MP, segundo o prefeito Ernane Primazzi, (PSC), visa garantir que ninguém mais ocupe os imóveis, evitando uma nova ocupação irregular e apontada pelo Instituto Geológico como uma área de risco iminente.
O local conhecido como Esquimó foi ocupado irregularmente, e possui cerca de 50 famílias cadastradas e atendidas socialmente pela Prefeitura, que receberão na segunda quinzena de fevereiro residências em um conjunto habitacional em fase de acabamento no bairro da Enseada - Costa Norte da cidade.
A prefeitura ressalta que as casas com auto de demolição são para as casas desabitadas, e nada tem a ver com estas 50 famílias que já estão sendo atendidas.
A ação teve início na manhã da última terça-feira (6), quando uma casa foi derrubada, não se registrando nenhuma ocorrência. Contudo ontem (8), no segundo dia da operação, um servidor público que, segundo informações, não é morador da área de risco, teria começado a incitar os moradores, que até aquele momento estavam cientes da situação - e atos de vandalismos tiveram início com a queima de um ônibus, apedrejamento e barricadas que interditaram a rodovia Rio\Santos.
(VM)
Fonte: Depto de Comunicação
Comentários
Postar um comentário