Equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente faz mais um ‘porta a porta’




Divulgação

Trabalho é feito com o intuito de conscientizar a comunidade

Trabalho dá continuidade a ação de conscientização popular sobre descarte correto de lixo

Em continuidade ao trabalho de conscientização sobre o descarte correto de lixo, orgânico e reciclável, a equipe de Educação Ambiental da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), realizou nessa terça-feira (14), mais uma ação porta a porta no município.

Desta vez, o bairro escolhido foi o de Barequeçaba, na região central da cidade, onde a chefe da divisão, Christiane Cruz, acompanhada do biólogo Sérgio Kugler, visitou 73 residências das ruas Luiz Lemos do Val e Joaquim de Moura Filho, lembrando sobre a importância da separação dos resíduos, o acondicionamento correto para descarte na lixeira, os dias de coleta (lixo todos os dias e sucata às segundas, quartas e sextas-feiras) e principalmente sobre o descarte inadequado de podas e entulhos que se espalha pelo bairro.

Dentro deste contexto os proprietários, caseiros e veranistas foram orientados sobre a maneira correta para o descarte desses resíduos. “Poda de pequeno volume deve ser ensacada e disposta para a coleta de lixo. Para a poda de grande volume deve ser contratada uma caçamba ou carreto para seu descarte correto”, orientou a educadora ambiental.

De acordo com ela, ainda foram entregues folhetos explicativos sobre resíduos, coleta seletiva, dicas de como descartar as podas e também sobre animais sinantrópicos comuns nessa época e presentes em locais com acúmulo de resíduos, material este elaborado pelo biólogo Kugler

Orientações

No folheto sobre os resíduos, a Semam aponta, entre outras coisas, as vantagens da coleta seletiva iniciada no município em 13 de abril de 1989. Entre elas estão a maior vida útil dos aterros sanitários; maior limpeza, saúde e qualidade de vida; trabalho e renda para os 40 trabalhadores da Coopersuss; além da economia de energia e recursos naturais (água, minérios, etc).

A prática dos “Rs” também é abordada como o Respeito a si mesmo, Respeito ao próximo, Responsabilidade por suas ações, Reduzir o consumo e Reciclar (pensar antes de comprar), Reutilizar materiais, Reciclar e Replanejar.

Há ainda orientações sobre como separar o lixo em casa, levando em consideração que no saco de lixo devem ser colocados: lixo orgânico (sobras de alimentos, cascas de legumes, frutas, podas, resto de varrição), rejeitos (guardanapos sujos, lenços de papel, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, bitucas de cigarros) e materiais não recicláveis (cerâmicas, isopor, saco de salgadinho, papéis plastificados, metalizados e parafinados).

(RF)



Fonte: Depto de Comunicação

Comentários