Prefeitura divulga balanço do combate à dengue no município







Agentes de combate à dengue realizaram mais de 52 mil visitas durante o anoA Prefeitura divulgou, na última semana, um balanço das ações de combate à dengue em São Sebastião. O comunicado, que é uma espécie de ‘prestação de contas’, informa que entre janeiro e novembro, as equipes de combate à dengue fizeram mais de 52 mil visitas em todo o município. A “Casa da Dengue”, única em todo o Litoral Norte, conta hoje com uma estrutura de 70 agentes que, divididos em equipes, atuam nas ações que são realizadas ao longo do ano.

De acordo com a Prefeitura, entre estas ações estão atividades de arrastão, bloqueio e controle de criadouros, pesquisa em ponto estratégico, nebulização, atividades em imóveis especiais, telagem de caixa d’água, pesquisa de armadilhas, atendimento casa a casa e de denúncias que chegam à Secretaria de Saúde. Além destas atividades específicas em bairros e imóveis, os agentes de controle atuam em um trabalho de conscientização e orientação dos alunos das redes Estadual e Municipal de ensino com palestras. Há ainda ações como o “Conexão Verão” nas praias com stand para orientação e disponibilização de amostras do ciclo biológico.
Dados da Secretaria de Saúde apontam que de 1º de janeiro a 16 de novembro houve 4.496 notificações. Deste total, 654 casos confirmados autóctones; 3.478 negativos e 157 aguardando o resultado.
A Prefeitura destaca que, “se forem analisados os dados comparativos mês a mês, a cidade registra uma significativa queda no número de casos notificados e também os confirmados”. O comunicado informa que o maior número, em 2013, foi registrado nos meses de março e abril em decorrência das enchentes que assolaram bairros da Costa Sul. Neste período foram 1.612 notificações e 284 confirmações.
Já nos meses de setembro e outubro foram 127 notificações com apenas quatro casos confirmados.


Foto: PMSS

Comentários