Mil pessoas foram atendidas nos dois anos de Centro Cultural Batuíra





Oficina da percussão de maracatu é uma das modalidades oferecidas
Mais de mil atendimentos em dois anos. É com este saldo que o Centro Cultural Batuíra faz seu segundo aniversário. O evento de comemoração terá a apresentação dos alunos das Oficinas Culturais do local, com apresentações de teatro, música, dança, capoeira e muitas outras.
A comemoração, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, será hoje, às 19h, no Batuíra, localizado no bairro São Francisco. O espaço é especialmente dedicado à cultura, onde são realizadas 13 modalidades de oficinas: dança da 3ª idade, ballet, pintura em tela, coral, teatro, confecção de canoa caiçara, arte em reciclagem, dança de rua, mangá, jazz, capoeira, percussão e break.


O Abrigo Batuíra era uma instituição pertencente ao centro espírita Verdade e Luz. O início do funcionamento data da segunda metade do século XX, como o objetivo de executar obras sociais, educacionais e fomento à geração de renda.
Servia também como colônia de férias da instituição, igualmente em caráter social; os órfãos e idosos de Porto Ferreira e Poá (SP), cidades sedes do centro espírita, vinham passar as férias na praia.


Uma curiosidade é que o bairro Morro do Abrigo ganhou este nome em razão do Abrigo Batuíra, o qual fundou, também, a primeira escola do bairro São Francisco.
Devido à falta de capital, entretanto, o local deteriorou-se ao longo do tempo. A atual Administração restaurou o espaço e criou o Centro Cultural de São Sebastião Batuíra.


Foto: Luciano Vieira / PMSS

Comentários