Secretaria de Habitação participa de oficina de Gestão de Praias e Mudanças Climáticas



Crédito: Divulgação | PMSS




Funcionários do grupo técnico de trabalho da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB) da Prefeitura de São Sebastião participou nesta segunda-feira (29) da oficina ‘Gestão de Praias e Mudanças Climáticas’, aplicada pela aluna de Pós-Graduação do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, Marina Corrêa, e do auxiliar Ivan Gonçalves de Castro Ferreira, junto ao Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha (IO-USP).

A oficina integra uma série de medidas da Administração Municipal em relação à Gestão de Praias e o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto ORLA). Recentemente, o prefeito Felipe Augusto esteve em Brasília para discutir a gestão das praias marítimas urbanas, e também áreas e bens de uso comum que passarão a ser de responsabilidade do município, em reunião com o secretário nacional e estadual do Patrimônio da União (SPU), Fernando Anton Basus Bispo, e o secretário estadual do SPU, Eduardo Santos Barroso.

O Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha da USP faz parte de uma pesquisa que trata da importância do governo de municípios costeiros na tomada de decisão sobre adaptação às mudanças climáticas. A pesquisa está discutindo como a gestão municipal enxerga o funcionamento e o manejo das praias atualmente e no cenário de mudanças climáticas. De acordo com a pesquisadora, Marina Corrêa, o intuito do levantamento é entender como a ciência pode ajudar no aprimoramento da gestão de praias no Litoral Norte do Estado de São Paulo.

A pesquisa está sendo realizada com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP: 2018/13238-9), vinculada ao Projeto Temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática (FAPESP: 2015/03804-9). A Oficina de Gestão de Praias e Mudanças Climáticas foi realizada com apoio do Bolsas Funbio – Conservando o Futuro que conta com a parceria do Instituto Humanize (www.funbio.org.br).

Comentários